quinta-feira, 19 de março de 2009

PROPOSTA DA FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS

As Feira de Trocas Solidárias são espaços que tem o intuito de organizar e tornar permanente as trocas de mercadorias e serviços e saberes para o desenvolvimento de uma comunidade local.

Sua proposta parte da busca de respostas à falta de dinheiro oficial, Reais, nas regiões pobres empobrecidas pelo atual modelo de desenvolvimento econômico. Seu objetivo é tornar a troca de produtos, serviços e saberes permanente e organizada e, assim, construir um mercado complementar ao oficial capaz de ajudar a viabilização da comercialização dos produtos gerados por pessoas ou grupos produtivos “nascentes” e também facilitar o acesso de pessoas pobres ao consumo de produtos e serviços gerados na região.

O espaço proporciona um ambiente de cooperação entre os “prossumidores” (pessoas que são ao mesmo tempo produtores e consumidores), no lugar da acirrada competição do mercado. Para isso, utiliza-se a MOEDA SOCIAL que visa ser exclusivamente um meio de troca, que só pode ser usada durante as Feiras.

Do ponto de vista econômico:

A Feira abre espaço para que as pessoas se desenvolvam como sujeitos de mudança na busca por alternativa para o desemprego e concentração de renda, pois cooperam entre si para gerar benefícios para todos;

Além disso, é um ambiente pedagógico, pois proporciona aos produtores um espaço para se desenvolverem enquanto empreendedores para poderem enfrentar o mercado no futuro próximo;

É também uma oportunidade de criar uma cultura de consumo consciente na comunidade, trazendo para o indivíduo a noção das conseqüências do seu consumo no âmbito social, ambiental e econômico;

Por fim, a Feira possibilita as pessoas realizarem-se fazendo trabalhos que gostam, como: poesias, quadros, artesanatos, dentre outros, permitindo melhoras também no nível psicológico de cada um, por se sentirem úteis, realizado e estimulado com as novas coisas que pode oferecer, e com as que pode receber em troca.

Mas a Feira de Trocas Solidarias também contribuem para o fortalecimento das relações comunitárias, pois:

É um espaço de construção coletiva onde todos são convidados ajudar na organização, dar sugestões, criticar e melhorar. Um espaço democrático de partilha e união;

Cria o ambiente de encontro entre pessoas que não se vêem no dia-a-dia, fortalecendo amizades antigas, criando novas facilitando o nascimento de projetos comunitários e propostas de melhoria do bairro.


Por último, as Feiras representam um ótimo local para realizar trabalhos pedagógicos e reflexões sobre temas importantes como:

Ecologia e cuidado com o meio ambiente;

Questões de gênero e raça;

Consumo consciente e as consequências dos nossas hábitos de consumo;

Cidadania ativa;

Educação Alimentar;

Economia Solidária;

Empreendedorismo Popular;

Desenvolvimento Local;

Políticas Públicas e demais temas afins.


Para isso, podemos utilizar palestras,oficinas, vídeos, música, teatro entre outras atividades sócio-culturais e educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário