( Clube Escola Santo Amaro, local onde a feira é realizada todo último sábado do mês.)
Sendo as Feiras de Trocas realizadas pela ITCP-FGV um Mercado Escola, é mais uma oportunidade de contribuir com grupos que não tem espaço no mercado atual para produzir e comercializar sua produção, as Feiras de Trocas apoiam esses empreendimentos formados por pessoas ligadas ao Centro de apoio CECCO Santo Amaro, e também grupos que fazem parte das outras redes que são apoiadas pela ITCP-FGV como a Rede do Centro e a Rede do Jabaquara. Com a união dos empreendimentos formamos as feiras que proporcionam momentos de integração, educação sócio-economica, capacitação e um impulso na vida para o auto-emprego e a auto-gestão.
Cerca de 10 empreendimentos da economia solidária tiveram a oportunidade de colocar em prática o que muitas pessoas só vêem nos livros. Nas Feiras são criadas oportunidades para que o empreendimento possa se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, escoar sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito. Além de proporcionar as trocas de produtos e saberes que em particularidade tornam as Feiras um lugar de diversão, arte e união.
Moradores do núcleo Santo Dias colaboram com a feira
“ É uma oportunidade de ocupar a mente, conhecer pessoas, comprar produtos e fazer parte de algo. Aqui não preciso de dinheiro, com a ajuda de cada um a feira acontece.” ( José fabrício )
Ervas orgânicas plantadas no CECCO tem espaço na feira
Há vinte anos, Nair Rodrigues da Silva e Rita Lopes frequentam o Clube Escola Santo Amaro. Desde que o CECCO começou seus trabalhos dentro do Clube Escola, nair e Rita começaram a fazer algumas terapias ocupacionais sendo atendidas pelo CECCO. Em um certo momento, perceberam que não tinha ninguém cuidando da plantação de ervas medicinais e decidiram as duas assumirem essa atividade. Com a chegada das feiras solidárias em parceria com a ITCP-FGV, Nair e Rita passaram a comercializar as ervas medicinais nas feiras de trocas e hoje são um dos empreendimentos que fazem parte desta ciranda solidária.
Falando com o empreendimento
Falando com o empreendimento
“ Além de expôr meus produtos, nas feiras eu tenho a oportunidade de comprar alimentos para meus filhos por preços mais baixos.” ( Denise Almeida, 46 )
Denise produze artigos para cama, mesa e banho, bem como bichos de pelúcia, bolsas, pantufas, bonecas, aventais e mochilas. Para entrar em contato com a Denise, é só ligar para 7332-4538.
Cáritas e a Economia Solidária
Em parceria com a Cáritas, existem mais duas entidades, a Intercáritas e o Instituto meninos de São Judas Tadeu que disponibilizam alimentos para serem comercializados por valores abaixo do mercado em moedas sociais nas feiras da Rede Prosol, contribuindo assim para a alimentação de muitas famílias. A ITCP-FGV e a Economia Solidária agradeçem esses parceiros que ajudam a construir essa nova forma de se relacionar com as pessoas.
Feira de trocas apoia atividades do CECCO santo Amaro
As atividades do CECCO Santo Amaro tem como missão o cooperativismo, focado na inclusão social, e com a aproximação da Economia Solidária através da Incubadora da Fundação Getúlio Vargas, conseguiram mais estrutura para continuar e aprimorar os trabalhos de inclusão social e assim terem mais resultados positivos, assim explica a gerente e terapeuta ocupacional do CECCO Santo Amaro Maria Irene Gerassi. ( foto ao lado )
Tendo como eixo principal do trabalho a convivência, as Feiras de Trocas organizadas pela ITCP-FGV consolidaram melhor essa proposta através das tecnologias socias desenvolvidas para fomentar a geração de renda e a inclusão social. “ Com as feiras, hoje os usuários do CECCO tem a possibilidade de experenciarem questões que envolvem negociação, compra, venda, trocas, ou seja, eles se empoderam melhor de suas vidas e seus negócios, quebrando um paradigma que antes estava consolidado pela sociedade”. ( Maria Irene Gerassi ).

PARTICIPE DA PRÓXIMA FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS DA REDE PROSOL
SÁBADO, DIA 30 de maio DE 2009, DAS 11h ÀS 14h Clube Escola Jorge BruderRua Padre José Maria, 555 ao lado do Term. Sto. Amaro
Todo último Sábado do mês
Conheça o trabalho da ITCP-FGV, acesse: http://www.itcpfgv.org.br/
SÁBADO, DIA 30 de maio DE 2009, DAS 11h ÀS 14h Clube Escola Jorge BruderRua Padre José Maria, 555 ao lado do Term. Sto. Amaro
Todo último Sábado do mês
Conheça o trabalho da ITCP-FGV, acesse: http://www.itcpfgv.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário